Lentes com filtro azul para proteção de telas digitais

A Covid-19 tem sido boa para a indústria de lentes com filtro azul. Com as pessoas passando mais tempo em frente a computadores e outras telas digitais, o pedido de óculos com filtro azul tem aumentado.

A companhia Zenni disse que as vendas aumentaram 60% nos últimos 2 anos, alcançando aproximadamente 2 milhões de pares vendidos apenas em 2020.

Os óculos já eram populares entre os gamers e trabalhadores de escritórios, “mas certamente a pandemia causou um grand efeito (nas vendas) com praticamente todo mundo absorvendo mais e mais luz azul digital”, disse Sean Pate, gerente de marketing e comunicações da Zenni.

A luz azul está em todos os lugares

Sempre estivemos expostos à luz azul, mesmo antes do início da vida digital. A maior parte dela vem do sol. Mas aparelhos como televisores, smartphones, laptops e tablets que fazem parte do dia-a-dia atualmente emitem uma luz mais brilhante e menor frequência (mais azulada).

Um estudo publicado em junho de 2020 mostrou que os adultos ficavam em frente ao laptop em média 4h54m antes do lockdown e 5h10m, após o lockdown. Eles passavam em média 4h33m no telefone celular antes do lockdown e 5h02m, após o lockdown. O tempo em frente às telas assistindo televisão e jogando também aumentaram.

Outro argumento em favor das lentes com proteção contra luz azul é que ajudaria em um sono melhor. Os pesquisadores concordam que a luz azul de aparelhos de LED como seu smartphone e laptop faz com que o corpo produza menos melatonina que induz o sono.

Um estudo de 2017 realizado pela universidade de Houston mostrou que os participantes que utilizavam óculos aumentaram em 58% os níveis de melatonina durante a noite. “Ao utilizar lentes que bloqueiam a luz azul, nós podemos melhorar o sono e continuar a usar nossos dispositivos. Isso é bom porque podemos ser produtivos durante a noite,” disse Lisa Ostrin, PhD, professora na Faculdade de Optometria, de acordo com o release divulgado pela universidade.

https://www.webmd.com/lung/news/20210115/do-blue-light-glasses-work