Diferença das lentes bifocais e multifocais

Há muito tempo as lentes multifocais se tornaram os produtos ideais para quem precisa utilizar óculos para todas as distâncias, mas isso não quer dizer que as lentes bifocais sairam do mercado. Com certeza a procura diminuiu bastante, mas elas ainda atendem a um público com usos específicos.

A troca do bifocal pelo multifocal se deu por questões de estética, praticidade e usabilidade.

Na questão estética, as lentes multifocais eliminaram a ‘meia-lua’, ‘circulo’ e outras linhas aparentes que dividiam os campos de longe e perto. Esse desenho da lente com o tempo passou a ser identificado como óculos de velhos e ninguém gosta de ser identificado desta maneira (mesmo que diga o contrário). As lentes multifocais não possuem linha divisória e o grau vai aumentando gradualmente de cima para baixo verticalmente. As pessoas dificilmente irão identificar se alguém está usando um óculos de longe ou um multifocal.

Outra vantagem do multifocal é existência da meia distância ou distância intermediária. Em mundo conectado como hoje onde estamos a todo momento muitas vezes em frente a um computador, essa é uma distância bastante utilizada.

As lentes bifocais por outro lado podem oferecer um campo mais amplo de visão nas laterais. Existem novas tecnologias que diminuem bastante as distorções laterais dos multifocais, mas no caso dos bifocais a visão em todo o campo é o mesmo, oferecendo um melhor conforto.

Vale lembrar que essas características são percebidas em maior ou menor grau de pessoa para pessoa. Normalmente a acomodação nos multifocais é fácil. O tempo de adaptação pode variar, mas com o tempo acostuma-se com o funcionamento e facilidade de uso.